www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / CONHEÇA / PROJETOS

PROJETOS

PROJETO GUARDIÕES DA PRAIA

< Voltar
26-04-2017

Executado pela SOCIEDADE ONDA VERDE – Preservando o Meio Ambiente, teve como base a Educação Biocêntrica-Pedagogia do Afeto e a Biodanza- Sistema de reeducação afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, visto que havia grande necessidade de socialização e formação de vínculos afetivos entre os participantes, para dai agregar a Educação Ambiental, foco principal desse projeto. O PROJETO GAURDIÕES DA PRAIA nasceu em 2011, do desejo de alguns associados da ONG ONDA VERDE, de expandir sua atuação e dar maior visibilidade a outros Projetos, que já aconteciam de forma voluntária na Escola E.E.EB. Gov Jorge Lacerda, contemplando crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e o Projeto Conjugando o Verbo Plantar.

Ao longo dos 5 anos de atuação, o projeto já beneficiou diretamente mais de 600 educandos de escolas públicas, familiares e professores, sempre buscando o protagonismo juvenil através do estimulo ao desenvolvimento da Inteligência Afetiva, expressão das potencialidades e fortalecimento da identidade para gerar inclusão social e preservação ambiental. Em três edições contou com a parceria do COMDICA TORRES.

Nesse período os integrantes produziram a primeira cartilha – GUARDIÕES DA PRAIA, GUARDIÕES DA VIDA.

Um lobinho em papel machê, para representar a Ilha dos Lobos, contar a história do Munícipio e dos integrantes do Projeto. Um boneco chamado “pererinha”,também em papel amchê, para divulgar as ações do Projeto e os Direitos da Criança e Adolescentes. Há também a OFICINA DO FUTRO, um vídeo produzido de forma voluntária, que mostra a trajetória do projeto ao longo de 4 anos, além de muitos encontros de Biodanza, Vivências Pedagógicas, corrente do verde, encontro com o escritor Kalunga, saídas de campo com vista ao Museu da PUCRS, ao CECLIMAR, à ETA e ETE, aos Parques da Guarita e ao Parque Estadual da Iatapeva e tantas outras atividades “ que nem conseguimos contar, mas cada uma está registrada na memória de quem ousou participar e fazer história”.

GUARDIÕES DA PRAIA – Construindo História

É o quinto subprojeto que aconteceu a partir de agosto de 2015, a outubro de 2016, quando finalizou a parceria com o COMDICA. Como cada ano, o projeto passa por adequações metodológicas, pedagógicas e organizacional, considerando o público a ser beneficiado e os recursos financeiros disponíveis, o segundo nome passou a ser o diferencial marcante nas diferentes edições. Assim, tivemos em 2011, o GAURDIÕES DA PRAIA- Na Onda do Verão, depois GUARDIÕES DA PRAIA II, GUARDIÕES DA PRAIA 2013 que contou com apoio da ONG Moradia e Cidadania, dos empregados da Caixa Federal, GUARDIÕES DA PRAIA – Formando Cidadãos e de 2015 a 2016 GUARDIÕES DA PRAIA- Construindo História. Este foi assim chamado para facilitar a conscientização dos integrantes, de que a história humana é construída dia- a –dia, por todos e as crianças e adolescentes tem papel importantíssimo nessa construção, pois são as “sementes” com potencial inigualável de transformação e ação futura na sociedade.

Em 2017 estamos organizando grupos voluntariamente para dar continuidade a esse importante projeto com ações de convivência afetiva, favorecendo a ação profilática, vinculação ecológica, autotransformação e fortalecimento dos vínculos .

“Cuidando do ser humano, estaremos preservando a natureza em todas as suas formas”( autor desconhecido).



Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia