www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / CONHEÇA / PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

ONDA VERDE RETOMA AS ATIVIDADES EM 2017

< Voltar
01-03-2017

A primeira reunião ordináriado ano aconteceu dia 21 de março corrente,dando prioridade ao planejamento dasatividades que acontecerão ao longo de 2017, com apresentação do calendário de datas para ações.

No dia 23 de fevereiro, a Ong ONDA VERDE acompanhada pelosparceiros: PATRAM, HIDRO AMBIENTAL E Sr. Fábio da Silva fizeram uma vistoria no rio Mampituba, a partir da Marina Paulo Prates, percorrendo cerca de 36 km (ida e volta) em direção ao rio Monteiro (Rio Verde), até o canal de saída da Lagoa do Jacaré. Participaram da expedição 12 pessoas, dentre elas 6 biólogos: Leonila Ramos, Christian Linck da Luz e José Antônio Dambros, (Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Mampituba), Eni Spode, Nabor B. Guazzelli e GizelaniGuazzelli (ONDA VERDE) e Aline Kellermann (ICMBio). Também fizeram parte Luiz Teixeira (colaborador),Maria De Fatima Cechin, Clarice Baldeze Loreni John associados da ONG.

Durante o percurso foram constatadas construções irregulares, mata ciliar danificada, acumulo de resíduos sólidos (em geralplástico ) nas margens, margens em erosão (principalmente pela presença de pecuária) ramos de captação e transporte de água clandestina sobre o rio, ausência de mata ciliar e outros danos. No geral, em alguns pontos, é possível verificar que está havendo alguma recuperação da mata ciliar, com maior variação de vegetação. Foram avistadas 25 espécies de aves, mas em pouco número.Essa vistoria no rio, liderada pela ONDAVERDE, acontece á vários anos e acumula informações para relatório ambiental.

Para o Dia Internacional da Mulher esta sendo preparada uma ação de valorização do papel feminino em relação às questões socioambiental e alimentar.

O próximo encontro será dia 14 de marco, às 16h30 na Sede da Ecotorres, onde esta a secretaria da ONDA VERDE. Nesse dia receberemos sugestões para aprimorar atividades junto à comunidade torrense.

Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia