www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / CONHEÇA / PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

PESCA SUSTENTÁVEL PROMOVE A PRESERVAÇÃO

< Voltar
04-02-2023

Este foi o título da campanha lançada pela Onda Verde sábado dia 04 de fevereiro. Em um encontro informal junto à Iscaria do Jair, às margens do Rio Mampituba, uma roda de conversas que reuniu além de membros da organização, pescadores profissionais e amadores, PATRAM (Patrulha Ambiental do RS), AGAPIA (Associação Gaúcha de Pesca e Iscas Artificiais).

Débora Fernandes, atual presidente da organização ambiental, apresentou a campanha, lembrando tratar-se de uma ação de Educação Ambiental, cujo objetivo era promover a informação da forma mais adequada da prática da pescaria esportiva e amadora visando a sustentabilidade, lembrou que a questão da pesca do Robalo foi levantado pelo torrense e pescador Ênio Daitx e pelo guia de pesca Willian Siqueira, que preocupados com a falta de informações principalmente à pescaria amadora de fim de semana que desconhecem os tamanhos, pesos que podem ser retirados, época de procriação para que não haja prejuízo na preservação das espécies. Willian e Italo Franzoi, Vice – Presidente da AGAPIA complementam explicando sobre as duas espécies existentes na Mampituba: Robalo Flecha e o Robalo Peva, que apesar da quantidade encontrada, já se percebe uma diminuição considerável de cardumes, e que a pesca esportiva é também uma atividade turística que possui uma cadeia produtiva muito interessante aos municípios que abrange o Rio Mampituba. Representantes da PATRAM lembraram da importância da fiscalização feita por todos os cidadãos e da denúncia ao órgão ambiental, não só para a pesca irregular, mas também de redes extendidas de margem à margem do rio que impede a subida de botos e captura muitos tipos de fauna.

Após foram distribuídos materiais informativos (panfletos e cartazes) pela orla e para que fossem levados aos órgãos convidados.

A campanha teve como referência teórica um estudo científico da universidade federal do Paraná, a Lei 15.223/2018 do Estado do Rio Grande do Sul que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado pelo GT da Onda Verde formado pela Bióloga Leonila Quartiero e pelas associadas Loreni John, Virgínia Serpa e Ênio Daitx que na oportunidade do evento tornou-se mais associados da Onda Verde.

Como Pescar de Forma Sustentável:

Evitar a pesca nos meses de novembro e dezembro;

Observar o tamanho de peixe para pesca: 40 a 50 cm para o robalo-peva 60 a 70 cm para o robalo-flechas Obs. acima desse tamanho são peixes matrizes que podem estar ‘ovadas’

Proteger e preservar os manguezais, rios, manguezais e baías, especialmente barra dos rios até acima da foz, pois são seus locais preferidos de habitat.

Levar para casa 1 exemplar por pescador.

Lembrando que de acordo com Art. 4º da Lei, são objetivos da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado: I - garantir o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira como fonte de alimentação, trabalho, renda, cultura e lazer, promovendo o uso dos recursos pesqueiros, bem como a otimização dos benefícios econômicos decorrentes, em harmonia com a preservação e a conservação do meio ambiente e da biodiversidade; #PescaSustentável #PratiqueEstaIdeia

Fotos

Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia