www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / CONHEÇA / PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

Onda Verde e parceiros realizam plantio de palmeiras em Aldeia indígena.

< Voltar
09-12-2019

Através de uma parceria entre a Associação ONDA VERDE e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca foi possível realizar o plantio de 40 mudas de palmeiras Juçara (Euterpes edule) na aldeia indígena Yui-a-Porã, localizada na comunidade de Campo Bonito. As mudas, com cerca 1m foram produzidas no viveiro Maia de propriedade do casal de associados da ONG Marliza Maia e Arlindo onde são cultivadas além da palmeira juçara diversas outra espécies nativas que são doadas para a realização das ações dos projetos da Entidade, com destaque para a doação de uma muda a toda criança que nasce no hospital N. S. dos Navegantes de Torres.

O plantio foi realizado no dia 04 de dezembro de 2019 e contou principalmente com o entusiasmo das crianças da aldeia que, junto com os participantes da ONDA VERDE, trocaram informações, realizaram cantigas de roda e plantaram as mudas. A palmeira juçara foi quase extinta da nossa Mata Atlântica devido a exploração do palmito. Atualmente está em processo de recuperação devido a ações que estão ocorrendo no bioma como a reposição de mudas e o desenvolvimento de projetos que visam a utilização do fruto para a produção do açaí que tem proporcionado renda para os agricultores sem que haja o corte da planta.

Para a ONDA VERDE uma atividade que é permanente, o plantio de árvores e nesse caso uma homenagem à associada Eni Spode falecida em abril deste ano. Para Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca uma ação que faz parte de um projeto maior de geração de renda para as famílias da aldeia indígena pois segundo o agrônomo Gerson Luis Nardi, a proposta é plantar 80 mil mudas.

Fotos

Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia