www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / CONHEÇA / PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

MÊS DE MAIO - MEIO AMBIENTE AINDA MAIS LEMBRADO PARA A ONDA VERDE

< Voltar
27-05-2019

Todo dia, todo mês é tempo para se defender o meio ambiente. Para a associação ONDA VERDE PRESERVANDOO MEIO AMBIENTE o mês de maio é motivo para ampliar ainda mais suas ações de defesa do nosso planeta.

Fundação da Entidade – 10 de maio de 1999, portanto nesse mês comemorando 20 anos de existência. Muitos obstáculos principalmente no inicio quando pouco se falava em preservar o ambiente. Muitas conquistas, mas ainda grandes desafios tanto locais como regionais. Num país com dimensões continentais como o Brasil, os desafios são maiores requerendo uma atenção amplificada para preservar esse patrimônio natural no sentido de conjugar desenvolvimento econômico, social e ambiental (Fonte: ONDAVERDE PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE)

Dia Internacional da Biodiversidade – dia 22 de maio

Segundo a Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proposta em 1992 (na Rio-92), e passou a vigorar em 1993*. Essa data tão importante para nossa sociedade e para todo o meio ambiente, é comemorado no dia 22 de maio. Mas, provavelmente o que muitos pensam, é que esta data serve apenas para celebração das diversas formas de vida que existem em nosso planeta, mas não é só isso. Essa data foi criada tendo como objetivos, de acordo com o secretário geral das nações unidas: “a conservação global da biodiversidade, seu uso sustentável e a partilha equitativa de seus benefícios”. Mas infelizmente vemos muitas ações indo na direção contrária desses objetivos, e nós, como cidadãos desse mundo, devemos fazer nosso papel e proteger o nosso planeta e toda sua biodiversidade, assim como nós protegemos a nossa casa, pois a Terra também é nossa casa, nosso lar, devemos protegê-la como tal.

Nosso país é considerado o mais biodiverso do planeta, sendo chamado de “Megadiverso”, mas pouco se faz por isso. Estamos passando por uma fase delicada, devemos agora, mais do que nunca, lutar para proteger nossa casa, pois se não tivermos ela protegida, se não protegermos sua biodiversidade, não teremos um local para chamar de lar, pois somos seres totalmente dependentes de outros seres vivos, muitas vezes não nos dando conta disso. Devemos pensar que nossos atos têm total influência em nosso presente mas também em nosso futuro, onde muitos que não tem culpa, pagarão por nosso atos. Devemos respeitar o direito que todos têm, um planeta saudável para viver, e para isso devemos proteger todas as formas de vidas presentes nele (*Informações retiradas do site ONU Brasil).

Fonte - Texto de Rita de Cássia, aluna de Biologia da UNESC, e estagiária da ONG ONDA VERDE PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE.


Dia Nacional da Mata Atlântica – destinar um dia específico, 27 de maio, para se comemorar o Dia da Mata Atlântica tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de preservação do bioma Mata Atlântica pela sua importância no que se refere a questão da biodiversidade e do papel que exerce sobre a qualidade de vida da população que vive nesse ambiente. Também a conscientização a respeito das ações necessárias para mudar a realidade de um dos bioma mais devastados do planeta, resultado do processo de crescimento dos grandes centros urbanos.

A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Atualmente, existem instituições e organizações que desenvolvem ações destinadas à proteção, preservação e recuperação deste bioma. Por conta da sua localização que abrange vários estados brasileiros, desde o Rio Grande do Sul até Rio Grande do Norte, foi criada uma rede de ONGs da Mata Atlântica da qual a ONDA VERDE faz parte com o objetivo de facilitar o diálogo e a execução de ações coordenadas de defesa e recuperação do bioma. (Fonte: ONDA VERDE PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE)

Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia