www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / CONHEÇA / PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

DIA NACIONAL DA BOTÂNICA – Por que valorizar o mundo das plantas

< Voltar
23-04-2019

Se imaginarmos um mundo sem plantas logo chegaremos à conclusão de que nesse mundo não haveria boa parte das formas de vida que hoje existem, inclusive nós, seres humanos. Somos seres vivos, que como outros, dependem de outros seres vivos para sobreviver, pois todos fazem parte de um ciclo, e as plantas, são essenciais para nossa existência. Das plantas vem grande parte dos alimentos, vestuários, produtos de higiene e beleza, parte dos combustíveis e de remédios que abastecem a população mundial; do oxigênio que respiramos pois são elas que, através da fotossíntese, liberam parte do oxigênio para o ambiente, elemento indispensável para a vida; auxílio na regulação do clima através da liberação de umidade no ar controlando assim, boa parte das chuvas que ocorrem em um local, e consequentemente também, regulando as temperaturas.

Para que atualmente chegássemos nesse nível de conhecimento e sabermos de tudo isso foi necessário muito estudo durante muitos anos, na verdade durante muitos séculos e até por milênios, através de uma área que no Brasil só foi reconhecida como ciência no ano de 1979. Essa área é a Botânica, tão importante para o conhecimento popular, quanto para a biologia, farmácia, engenharia ambiental, engenharia florestal entre outras áreas. Como toda ciência, a Botânica não é estática, ela está continuamente em processo de evolução, pois ainda há muito para se descobrir e redescobrir sobre esse magnífico mundo das plantas. Para comemorar esta ciência tão importante foi instituído o dia 17 de abril, como o Dia Nacional da Botânica, através do Decreto nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem aos 200 anos de nascimento de Carl Friedrich Philipp Von Martius, botânico e naturalista alemão que ficou em nosso país entre 1817 e 1820 e que deixou grandes contribuições acerca das plantas no nosso país, sendo o seu trabalho, Flora Brasiliensis, considerado o maior levantamento da flora brasileira até hoje.

Comemorar dia 17 de abril como Dia Nacional da Botânica vai além de apenas comemoração. Dia importante para que possamos ver mais profundamente o valor desta ciência que permitiu e que permitirá grandes avanços para a nossa sociedade.

Texto de Rita de Cássia, aluna de biologia da UNESC, e estagiária da ONG Onda Verde – Preservando o Meio Ambiente.

Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia